A história da FTD Educação começa em 1902, com os Irmãos Maristas que já dirigiam colégios no Brasil. O nome FTD Educação é uma homenagem a Frère Théophane Durand, que foi Superior Geral da Congregação Marista entre 1883 e 1907.Com mais de 120 anos de trabalho, a FTD Educação entende que sua atuação ultrapassa a produção de livros e enxerga o ato de educar como algo que inspira descoberta, escolha, liberdade e cidadania.
COLEÇÃO SABER MAIS
DO SISTEMA DE ENSINO FTD
O Saber Mais é uma solução educacional que possui uma proposta pedagógica ampla, alinhada a BNCC e conteúdos essenciais com linguagem moderna e acessível. Neste contexto, o Saber Mais oferece as ferramentas para formar alunos que dominam a escrita e entrega as bases para o desenvolvimento do pensamento científico e matemático.
Proposta Pedagógica
O Saber Mais é uma solução educacional que possui uma proposta pedagógica ampla, alinhada à BNCC, que apoia o processo de ensino e aprendizagem por meio de um método que possibilite um conhecimento significativo de conteúdos relevantes, em linguagem moderna e acessível.
Com o Saber Mais, os estudantes serão instigados e incentivados a aprender.
A coleção reúne conteúdos essenciais e com rigor conceitual para que eles se preparem para os diversos objetivos e desafios ao longo dos anos.
É no Ensino Fundamental Anos Iniciais que vemos a magia da alfabetização acontecer! O estudante inicia sua jornada ainda criança, quando reconhece apenas letras e números, e termina na pré-adolescência, preparado para aprender a ler o mundo.
MATERIAL DO ALUNO
LIVROS DO 1º AO 5º ANO
*Aúdios disponíveis na IÔNICA
MATERIAL DIDÁTICO:
- 1) Língua Portuguesa,
- 2) Matemática,
- 3) Ciências,
- 4) História,
- 5) Arte,
- 6) Geografia,
- 7) Língua Inglesa.
(1 Livro por Ano)
1º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- No Capricho (1 Livro por Ano)
2º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- Nós e a Tabuada (1 Livro por Ano)
3º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- Educação Financeira (1 Livro por Ano)
4º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- 1) Lição de Casa Português
3) Lição de Casa (His+Geo+Cie)
- (1 Livro por Ano)
5º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- Diário Escolar (1 Livro por Ano)
6º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- Literatura (4 Livros por Ano)
Metodologia OPEE
Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo
Projetos de Vida que inspiram uma trilha de protagonismo!
O nosso Colégio acredita que uma Educação socioemocional é capaz de proporcionar experiências que… TRANSFORMAM FUTUROS!
METODOLOGIA EDUCACIONAL QUE ENVOLVE A FAMÍLIA!
Todo pai e toda mãe quer ver seus filhos sonhando, realizando e construindo uma vida com sentido. Para que isso aconteça, é preciso cultivar os projetos de vida desde cedo.
Com a Educação socioemocional, seu (sua) filho (a) será incentivado (a) a desenvolver atitudes para se tornar protagonista do seu próprio futuro e um agente transformador na sociedade.
Metodologia OPEE, “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora”
A OPEE favorece o desenvolvimento do autoconhecimento, da inteligência emocional, da educação financeira com vistas à sustentabilidade, das escolhas profissionais, dos métodos de estudo, da visão ampla do mercado de trabalho e dos processos seletivos.
Trata-se de um “combo” de pilares que levam à possibilidade da formação de um aluno que entende melhor de si (e, consequentemente, tende a respeitar mais os outros), exercita o autocontrole e as habilidades socioemocionais, faz escolhas mais assertivas, diferencia o desejo da necessidade e o consumo do consumismo, constrói disciplina e amplia a visão sobre as possibilidades de trabalho com atitude empreendedora.
O Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano) são organizados em 3 módulos:
1) Descobrindo a si mesmo
2)Descobrindo o universo das profissões e do trabalho
3)Descobrindo a vida financeira
A coleção Projeto de Vida e Atitude Empreendedora amplia as temáticas que perpassam o desenvolvimento de competências socioemocionais, tais como autoconhecimento, inteligência emocional, empatia, colaboração, cidadania, responsabilidade, respeito, visão ética e muitas outras.
Com novas atividades e propostas de dinâmicas (vitalizadores), a nova edição traz dicas sobre métodos de estudo e conteúdos digitais, assim como o livro digital.
1º Ano Ensino Fundamental
Nesta primeira etapa dos Anos Iniciais, cheia de muitas novidades para a criança, a escola é o lugar de novas socializações e muitos aprendizados. Para estimular a curiosidade e a interação, atividades lúdicas
são propostas ao longo do livro.
Para que os alunos possam conhecer melhor uns aos outros e também a si mesmos, o módulo sobre autoconhecimento propõe atividades para que os alunos se descubram, percebam aquilo de que gostam e suas características físicas.
Os educandos também têm a oportunidade de perceber que, apesar das similaridades, todas as pessoas são únicas e todos têm sentimentos que merecem ser respeitados e acolhidos pelos demais. É ressaltada a
importância de saber identificar o que se sente e lidar com os sentimentos próprios e das pessoas com quem convivemos.
Em um segundo momento, o universo do trabalho e das profissões é apresentado por meio de brincadeiras e dinâmicas envolvendo instrumentos de trabalho, roupas específicas de alguns profissionais e outras informações para introduzir os temas.
Para finalizar o curso, o último módulo apresenta noções da vida financeira a partir da diferenciação entre o que queremos e precisamos, entre economizar e poupar e também como aproveitar e conservar melhor aquilo que temos.
2º Ano Ensino Fundamental
No momento em que o aluno está aprendendo a escrever, a dominar palavras, bem como a expressar suas ideias, o curso vai orientá-lo a desenvolver bons pensamentos e atitudes consigo e com os demais.
Com as mudanças físicas e mentais da idade, amplia-se o leque de experiências, e por isso o desenvolvimento da inteligência emocional é um dos pontos fortes deste ano. O conhecimento das mais diversas profissões é abordado sensibilizando o educando quanto a situações-problema nas quais desenvolva sua atitude empreendedora.
A educação financeira é focada na percepção das importantes diferenças entre desejo e necessidade para promover o bom uso dos recursos financeiros.
3º Ano Ensino Fundamental
Nesta etapa de vida é bastante importante o aluno se tornar mais consciente de si, e por isso, para se trabalhar o autoconhecimento, a criança aprende a lidar com frustrações e a superá-las, a expressar seus sentimentos e a reconhecer qualidades em si e nos colegas, despertando habilidades de convivência.
O aprendizado sobre as profissões é enfocado a partir de uma percepção da inter-relação entre as mais diversas ocupações profissionais, sensibilizando para a curiosidade e para uma visão de respeito mútuo. Para favorecer o amadurecimento do aluno, são trabalhados cinco sensos (5S): Utilização, Ordenação, Limpeza, Saúde, Autodisciplina.
O trabalho voltado à educação financeira começa com uma reflexão sobre as diferenças entre poupar e economizar, estimulando o aluno a sonhar e a poupar, compreendendo de onde vem e para onde vai o dinheiro da família.
4º Ano Ensino Fundamental
Já mais maduro e consciente de si, o aluno é mobilizado a atividades voltadas a expressão de sentimentos, valores humanos no cotidiano e habilidades de convivência. Estas são trabalhadas a partir da reflexão de situações práticas do dia a dia da criança, o que permite uma incorporação
mais apropriada dos conteúdos.
Para o módulo 2, sobre o universo das profissões e do trabalho, o texto sobre as bibliotecas do mundo é debatido a partir da reflexão das mais diversas profissões envolvidas nesse universo, ampliando assim ainda mais o repertório de conhecimentos profissionais.
Aprofundando os conhecimentos obtidos no ano anterior, é feita uma retomada dos conhecimentos do 5S, aplicando o conceito à vida financeira.
O empreendedorismo tem um enfoque todo especial neste momento: os alunos aprendem competências essenciais para uma atitude empreendedora e, com exemplos práticos, conhecem também pessoas inspiradoras. Para explorar a vida financeira se reflete sobre o bom uso do dinheiro e assim o aluno ganha uma maior consciência do destino que dá aos seus recursos.
As crianças aprendem como a relação com o dinheiro pode afetar nossas emoções, assim como refletem sobre a diferença entre ter e ser.
5º Ano Ensino Fundamental
O trabalho do autoconhecimento desde a Educação Infantil é essencial. Ao chegar ao 5º ano do Ensino Fundamental, as mudanças hormonais e cerebrais estão a mil e é quando o educando entra em contato com uma maior capacidade cognitiva e maior gama de experiências sociais.
Neste sentido, aprende a conviver com as diferenças, e a construir relações com mais harmonia e tranquilidade.
Exemplos práticos da aplicação de valores no dia a dia consagram este importante
momento do curso.
No módulo 2, conceitos e preconceitos profissionais são debatidos para que o educando construa sua “marca” pessoal e profissional futura com liberdade, autenticidade e responsabilidade. A vida financeira é debatida por meio de reflexões sobre liberdade e responsabilidade, sobre as diversas formas de uso do dinheiro e o aluno recebe orientações para organizar suas finanças e se tornar um cidadão com atitudes de consumo consciente.
LIVROS DO 6º AO 9º ANO
MATERIAL DIDÁTICO:
- 1) Ciências,
- 2) Arte,
- 3) Língua Portuguesa,
- 4) História
- 5) Geografia,
- 6) Matemática
1º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- 1) Lição de Casa Ciências
- 2) Lição de Casa Arte,
- 3) Lição de Casa Língua Portuguesa,
- 4) Lição de Casa História
- 5) Lição de Casa Geografia,
- 6) Lição de Casa Matemática
- (1 Livro por Ano)
2º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- Literatura
- (4 Livros por Ano)
3º MATERIAL COMPLEMENTAR:
- Língua Inglesa
- (1 Livro por Ano)
Metodologia OPEE
Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo
Projetos de Vida que inspiram uma trilha de protagonismo!
O nosso Colégio acredita que uma Educação socioemocional é capaz de proporcionar experiências que… TRANSFORMAM FUTUROS!
METODOLOGIA EDUCACIONAL QUE ENVOLVE A FAMÍLIA!
Todo pai e toda mãe quer ver seus filhos sonhando, realizando e construindo uma vida com sentido. Para que isso aconteça, é preciso cultivar os projetos de vida desde cedo.
Com a Educação socioemocional, seu (sua) filho (a) será incentivado (a) a desenvolver atitudes para se tornar protagonista do seu próprio futuro e um agente transformador na sociedade.
Metodologia OPEE, “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora”
A OPEE favorece o desenvolvimento do autoconhecimento, da inteligência emocional, da educação financeira com vistas à sustentabilidade, das escolhas profissionais, dos métodos de estudo, da visão ampla do mercado de trabalho e dos processos seletivos.
Trata-se de um “combo” de pilares que levam à possibilidade da formação de um aluno que entende melhor de si (e, consequentemente, tende a respeitar mais os outros), exercita o autocontrole e as habilidades socioemocionais, faz escolhas mais assertivas, diferencia o desejo da necessidade e o consumo do consumismo, constrói disciplina e amplia a visão sobre as possibilidades de trabalho com atitude empreendedora.
O Ensino Fundamental – Anos Finais (6º, 7º e 8º ano) são organizados em 3 módulos:
1)Autoconhecimento e Inteligência Emocional
2)Escolhas Profissionais e Mercado de Trabalho
3)Educação Financeira e Sustentabilidade
A coleção Projeto de Vida e Atitude Empreendedora amplia as temáticas que perpassam o desenvolvimento de competências socioemocionais, tais como autoconhecimento, inteligência emocional, empatia, colaboração, cidadania, responsabilidade, respeito, visão ética e muitas outras.
Com novas atividades e propostas de dinâmicas (vitalizadores), a nova edição traz dicas sobre métodos de estudo e conteúdos digitais, assim como o livro digital.
6º Ano Ensino Fundamental
Com o aluno já mais amadurecido surgem novas demandas. A sexualidade começa a aflorar, os questionamentos se tornam mais intensos e a necessidade de comparação social se intensifica para a formação da identidade. É neste sentido, de oferecer suporte para o fortalecimento da autoestima, aliada a uma percepção de sensibilidade social que é trabalhado o autoconhecimento.
Temas como características pessoais, autoconceito e percepção social, beleza interior e qualidades que formam um caráter edificado são associadas ao desenvolvimento dos valores e a uma liderança ética, permitindo que o educando perceba-se como um ser em desenvolvimento, o que lhe permite investir esforços no aflorar da inteligência emocional de forma sistêmica, com visão social e cidadã.
A temática da escola profissional também segue nesta linha, aproveitando uma maior reversibilidade cognitiva do aluno. É o momento de conhecer as mais diversas profissões envolvidas nos objetos e nas situações com as quais convivemos. São feitas pesquisas sobre profissões, e apresentação das informações encontradas, com especial destaque ao aprendizado das parcerias a serem feitas entre as mais diversas ocupações profissionais, sempre com visão ética, solidária e sustentável.
São exploradas oportunidades de empreendedorismo bem como as atitudes empreendedoras. No que tange à educação financeira, são exploradas atitudes adequadas em relação ao uso do dinheiro para refrear impulsos consumistas advindos da necessidade de ser aceito pelo grupo ou por valores sociais instalados, e os educandos ainda aprendem mais sobre noções financeiras relevantes, além da essencial percepção das diferenças entre sonhos e projetos.
7º Ano Ensino Fundamental
Esta é a fase em que a puberdade se mostra ainda mais pronunciada. Certas características da adolescência ficam mais intensas: irritabilidade, instabilidade, capacidade de argumentação, tendência à imitação social e ganho de novas destrezas motoras. É o momento de investir esforços para oferecer um contexto de aceitação e acolhimento, aliado a uma liderança firme e clara. Ao longo do curso o aluno é motivado a refletir sobre as mudanças internas e as do grupo de pertencimento. Gostos e preferências (de si e dos demais) são alvos de debate, no sentido de aliar os desejos pessoais a um convívio
harmonioso, gerando o bem comum.
Incentiva-se o educando a buscar estratégias funcionais e sadias para lidar com as adversidades, e alcançar a superação e a resiliência. É aqui que se reforça a importância do reconhecimento dos próprios sonhos e metas pessoais que, junto com os valores, se constituem nas fundamentais forças do caráter, mola propulsora de uma existência realizada e feliz. Para auxiliar na escolha profissional, é o momento de aprofundar um pouco mais o tema com provocações filosóficas sobre como aliar o coração e a razão em nossas escolhas e critérios para uma boa decisão profissional.
Constrói-se, assim, uma espécie de “GPS” interior para nortear importantes decisões que se anunciam nos anos seguintes da vida, sempre com o fomento ao empreendedorismo visando a uma atitude proativa diante do futuro. Para fortalecer este protagonismo, o aluno aprende a construir e manter conexões e laços harmônicos por meio de ações adequadas e aprende ainda sobre o empreendedorismo social. A educação financeira é trabalhada com reflexões sobre os significados do que é o trabalho e o que podemos obter dele, usos positivos do salário, controle de gastos, compulsividade e consumismo.
8º Ano Ensino Fundamental
Nesta fase final do Ensino Fundamental o aluno já costuma estar com uma maior noção da sua identidade e, neste sentido, abrimos o primeiro módulo trazendo a importância do autoconhecimento, sensibilizando-o para uma atitude positiva com relação a si. Propõe-se a
mímica das emoções para aprofundar a reflexão sobre a importância delas e reflexões sobre a aplicação dos valores no cotidiano.
A escolha profissional é trabalhada com debates acerca de habilidades dos educandos que poderiam ser utilizadas futuramente nas mais diversas profissões, direcionando tanto à percepção da bagagem interior, como a possibilidade de desenvolvimento de habilidades e competências na formação do projeto de vida.
Como seres em formação, um destaque especial é direcionado ao conhecimento dos diversos benefícios da disciplina, dentre os quais a felicidade, fruto de nossas escolhas na vida. A atitude empreendedora é trabalhada nas mais diversas profissões, com a pesquisa sobre profissionais de destaque para o educando reconhecer narrativas inspiradoras de sucesso com as quais possa se identificar para formar futuramente um projeto de vida claro e consistente. A educação financeira engloba noções sobre maturidade financeira, bem como atitudes que podem prejudicar a vida financeira. Alia-se a esta temática o fomento ao empreendedorismo e os educandos recebem dicas financeiras.
9º Ano Ensino Fundamental
O último ano do Ensino Fundamental é um momento muito importante para consolidar o amadurecimento do educando, preparando-o para o ingresso bem-sucedido no Ensino Médio. No módulo de Autoconhecimento e Inteligência Emocional são oferecidas estratégias
práticas para aumentar a autopercepção para que o jovem possa construir seu projeto de vida.
Atividades de sensibilização sobre o tema são realizadas. A escolha profissional contempla a busca por mais informações sobre as profissões, bem como a busca por uma ocupação que tenha significado.
Os alunos têm a oportunidade de conhecer e refletir acerca de suas habilidades e competências atuais e aquelas que podem ser desenvolvidas. No módulo 3 são trabalhadas soluções de educação financeira e os alunos elaboram um plano de ação para organizar a formatura, considerando aspectos financeiros. Nesta última etapa do Ensino Fundamental, há mais um módulo, sobre Métodos de Estudo e Aprendizado, no qual são introduzidas temáticas sobre hábitos, impacto da vida digital e atitudes que favorecem um melhor aproveitamento do tempo.
IÔNICA: AMBIENTE DIGITAL
Estudantes, potencializo aprendizados e permito evoluções, faço da aprendizagem uma experiência móvel, inteligente, interativa a amiga.
- Acesso a minha bilioteca, são mais de 14 mil livros digitais e 32 mil rescursos;
- Disponibilidade das melhores ferramentas para que você assista e interaja em aulas virtuais;
- Agenda exclusiva para que você organize suas tarefas e confira datas de entrega de suas atividades;
- Relatórios de evolução para que você acompanhe suas notas e desempenhos em tempo real;
- Comunicação rápida e simplificada com professores, professoras e colegas de turma por meio do Mural;
- Acesso aos conteúdos da biblioteca em modo off-line, por meio do aplicativo Leitor iônica.