➨
O primeiro pilar que vamos te apresentar é o reconhecimentos das habilidades e inteligências individuais que a criança apresenta mais desenvolvida. Esta é uma ponte de acesso para as demais habilidades que o professor irá ajudá-lo a desenvolver.
Cada criança apresenta uma caracteristica, algo que ele já faz bem, e caberá ao professor, utilizar isto, no processo de aprendizagem.
Observe a seguir, e identifique quais as habilidades mais evidentes do seu filho:
- Lógico Matemática
- Linguística
- Espacial
- Cinestésica
- Interpessoal
- Intrapessoal
- Músical
O que é?
A teoria das inteligências múltiplas é um conceito elaborado pelo psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner para descrever como cada ser humano demonstra suas capacidades cognitivas de maneira diferente.
Para entender melhor, vamos usar um exemplo: imagine duas crianças da mesma turma escolar. Ao aplicar uma avaliação de matemática igual para as duas crianças, uma delas consegue resolver a prova rapidamente e ter um bom resultado. Já a outra criança demora dificuldades para compreender o assunto.
É natural que a conclusão seja de que a primeira criança é mais inteligente que a outra por ter mais facilidade com a prova. Mas é esse o tipo de pressuposto que a teoria das múltiplas inteligências busca desmentir.
Para Gardner, cada indivíduo tem habilidades e aptidões diferentes. O segredo da tese é utilizar o domínio em áreas desenvolvidas, para acessar as que tem mais dificuldade.
1
Inteligência Lógico-Matemática
O tipo de inteligência definida como lógico-matemática diz respeito à habilidade que o ser humano tem de lidar com raciocínios lógicos, dedutivos e conceitos matemáticos.
Pessoas com inteligência lógico-matemática mais desenvolvidas têm facilidade para resolver cálculos, enigmas e podem se destacar nas áreas de exatas e programação.
2
Inteligência Linguística
A inteligência linguística está relacionada com a capacidade de se comunicar, aprender novas línguas e utilizar a linguagem, seja na forma escrita ou oral.
Escritores, jornalistas, linguistas, além de pessoas que têm facilidade para falar idiomas diferentes – os poliglotas – apresentam altos níveis de inteligência linguística.
3
Inteligência Espacial
O conhecimento espacial, ou visual, está ligado à habilidade de interpretar e criar imagens, seja através da cor, da forma, da textura ou do uso do espaço físico.
É a inteligência presente em maior grau nas pessoas que desempenham atividades relacionadas a arquitetura, design, artes visuais, moda, entre outros.
Uma curiosidade é que a inteligência espacial está presente em grandes jogadores de xadrez, pois essa habilidade demanda um grande estímulo para a interpretação visual das infinitas possibilidades de movimentos em um tabuleiro.
4
Inteligência Físico-Cinestésica
Atletas, dançarinos e atores são alguns exemplos de pessoas que usam a inteligência físico-cinestésica a seu favor. Também conhecida como inteligência corporal, essa habilidade diz respeito ao controle do corpo e a execução de movimentos.
Os alunos que aprendem melhor pelo concreto, mexendo, criando, executando.
Mas não é apenas dançar bem ou decorar uma coreografia. Esse tipo de inteligência se relaciona com a compreensão do corpo e da capacidade de levá-lo ao limite.
5
Inteligência Interpessoal
A habilidade de se comunicar, persuadir e compreender o outro é conhecida pela teoria das inteligências múltiplas como inteligência interpessoal.
Pode ser encontrada em pessoas que ocupam espaços de poder e que têm facilidade de se expressar em público, como políticos, religiosos, psicólogos, médicos e professores.
6
Inteligência Intrapessoal
A inteligência intrapessoal está ligada à capacidade de entender as próprias emoções, sentimentos e desejos. Em outras palavras, ter autocontrole e conhecer a si mesmo.
Uma forma de estimular a inteligência intrapessoal é através da prática de meditação, exercícios físicos e atividades que estimulem o controle da mente e do corpo.
7
Inteligência Musical
A habilidade de reconhecer sons, melodias, acompanhar ritmos e tocar instrumentos está ligada ao que conhecemos como inteligência musical.
Essa inteligência está presente no trabalho de músicos e compositores, mas também pode ser observada em dançarinos, produtores musicais e outros artistas.
Quem gosta de aprender ouvindo, acessa a memórica com musicas, melodias, etc.