Mentira Santa

O telefone toca e você vira para a pessoa ao lado e diz: “Se perguntarem por mim, diga que eu não estou”. Acordou de mau humor e liga para o chefe: “Não posso ir ao trabalho, porque estou doente”. Alguém te pede dinheiro na rua e você responde rapidamente: “Desculpa, não tenho”. Que atire a primeira pedra aquele que nunca mentiu na vida!

Mesmo sabendo que estamos pecando, a mentirinha sai pela nossa boca e quando vimos, já era. Assim é o mundo. Cheio de mentiras, as pessoas tentam nos enganar de alguma forma. Mas nós, como servas de Deus, podemos mentir? Existe mentira santa? Deus aceita algum tipo de mentira?

Segundo o dicionário Houaiss, “a mentira é o ato ou efeito de mentir; engano, falsidade, fraude; hábito de mentir; afirmação contrária à verdade a fim de induzir a erro; qualquer coisa feita na intenção de enganar ou de transmitir falsa impressão e pensamento, opinião ou juízo falso”.

Portanto, nós não podemos falar mentiras, Deus não se agrada disso. Segundo a Bíblia, Jesus é a verdade. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6) Se Ele é a verdade, precisamos andar também na verdade.

A Palavra ainda afirma que o “pai da mentira” é o diabo. “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8.44).

Não existe mentira santa! Há pessoas que acreditam nesta tese quando em alguma situação constrangedora ou não, mentem. O que elas não sabem é que estão enganando a si mesmas. Deus não aceita “pequenas mentiras”. Sabemos que a mentira é uma tentação, mas quando isso ocorrer, lembre-se: “Eu sou filha de um Deus verdadeiro, por isso, não vou mentir”.

Se você tem esse hábito negativo, tenho uma esperança para você. Confesse o seu pecado e deixe. Deus perdoa quando largamos os nossos erros. Comece a se policiar, vigie, mentira é mentira! Não  deixe ser levado por ela. Pratique a verdade, mesmo que a ligação seja de uma pessoa que você não queira atender, mesmo que o teu dia não tenha amanhecido como você queria, e aquele dinheiro que você tem em sua carteira está certo para pagar as suas contas. Não importa em qual área seja, mantenha a sua fidelidade em Deus e responda com a verdade. Às vezes, a verdade dói, mas ela é necessária.

Quer um segredo para parar de mentir? Obedeça a Palavra. Ela é objetiva. “Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno”. (Mateus 5.37) A partir de agora, tenha sempre palavras verdadeiras em seus lábios, isso é uma das características da mulher virtuosa (mas esse é outro artigo!).

Por Luciene Saviolli


Fonte:
http://mulhercrista.com.br/deus-e-eu/vida-crista/178-mentira-santa2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On InstagramVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On Google PlusVisit Us On TwitterCheck Our Feed